segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Professora e estudantes do curso de Arquivologia têm trabalho publicado em revista Nacional




Os estudantes do curso de Arquivologia Josivaldo Soares Ferreira, Anderson Victor Barbosa Cavalcante e Carlos Eugênio Neto tiveram seu trabalho na publicado na revista África e Africanidades, a Revista vem preenchendo e se destacado na vida cultural e acadêmica brasileira, pois é um dos poucos periódicos nacionais inteiramente dedicados a temas africanos, afro-brasileiros e afro-latinos que agrega conteúdos acadêmicos, de informação, entretenimento e subsídios para a prática pedagógica e pesquisas escolares da educação básica. Os trabalhos publicados na Revista África e Africanidades têm promovido a reflexão e o debate acadêmico e pedagógico sobre temas como a história da escravidão, relações raciais e os complexos processos de construção identitária. Os estudantes são orientados pela Professora Doutora do curso de Arquivologia da UEPB Campus V Francinete Fernandes de Sousa. O trabalho intitulado Letramento Digital - O Caso Caiana dos Crioulos aborda o acesso e o uso da informação, por parte dos adolescentes da comunidade Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande na Paraíba, a partir do seu letramento digital, analisando o projeto Inclusão Digital para a Cidadania que foi desenvolvido na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos. A publicação deste trabalho só vem mostrar o compromisso dos professores com a formação acadêmica dos estudantes da UEPB.

A revista pode se acessa no seguinte endereço: www.africaeafricanidades.com.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

I Ação Educativa no curso de Arquivologia






I Ação Educativa no curso de Arquivologia “As Perspectivas de Estágio para Arquivologia” acontecerá dia 24/11/04 das 09h00 as 22h00. Teremos palestras, workshop, mesa-redonda, apresentação de projeto, exposição de artesanato e a presença da Coordenação Geral de Estágio (PROEG).




Conto com a participação de todos.
Desde já agradeço a participação de todos.




As fichas de inscrição devem se entregues a aluna Rita de Cássia do P5 noite. 


Download da ficha de inscrição clicar abaixo:




quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CONCURSO PÚBLICO PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA




O Tribunal de Contas do Estado abre Concurso Público provimento de vagas para Estágios nas Áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Ciências da Computação.
 Ao estudante-estagiário será concedida bolsa de estudo de R$ 505,00 (quinhentos e cinco reais), nesse valor já incluindo o equivalente ao auxílio transporte. E será contratado em favor do estudante-estagiário seguro contra acidentes pessoais.


 Mas informações em: http://portal.tce.pb.gov.br/

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TRABALHO DE EXTENSÃO DA UEPB É APRESENTADO NA CÂMARA DE VEREADORES DE JOÃO PESSOA

O trabalho de extensão universitária intitulado: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O USO E ACESSO À INFORMAÇÃO: GESTÃO DOCUMENTAL DA ASSOCIAÇÃO DAS TRAVESTIS DA PARAÍBA- ASTRAPA fez parte da discussão, na sessão especial do dia 04 de novembro- ato especial contra o a homofobia

A professora do curso de Arquivologia da UEPB CAMPUS V, Dra Francinete F. de Sousa, ocupou a tribuna e afirmou que em nome da Universidade Estadual da Paraíba se sentia gratificada, por perceber o interesse das autoridades municipais sobre um tema que trás tantas polêmicas. Afirmou ainda: “nós, professores universitários, temos o dever de em qualquer área de atuação trazer à tona temas que possibilitem o exercício de reflexão crítica do nosso estudante, dessa forma, a área de informação social ligada ao grupo de estudos arquivologia e sociedade, certificado pelo CNPQ propõe este estudo que vem se juntar a outros tantos na tentativa de mostrar e de se perguntar de antemão: se informação é poder: que informação é relevante? Para que esta informação e, sobretudo Para quem dirigir essa informação considerada importante? Acrescentou: Sabemos que a Arquivologia, disciplina relativamente nova é uma área do saber que tem ligação estrita com a problemática social e pretende organizar e gerenciar a massa documental existente na ASTRAPA, constituído pelas diversas tipologias documentais que ainda recebeu um tratamento científico, é normal a organização de arquivos do primeiro e segundo setor, mas ainda é incipiente o trabalho com o terceiro setor.

Sendo assim, nós do curso de Arquivologia, percebendo esta lacuna objetivamos contribuir para o a construção de um arquivo que possibilite a visibilidade da história da Instituição Astrapa enquanto instituição. Nós sabemos que as demandas informacionais e de apropriação dos direitos dos cidadãos tem posto os sujeitos que possuem identidade de gênero travestis, os quais são em potencial usuários da informação institucional e, integrantes das bordas da sociedade, no palco de discussões e reflexões na cultura contemporânea, tornando assim premente a inserção desses agentes como conhecedores dos fluxos e acesso da informação produtora de conhecimento, dessa forma, estamos, através de um trabalho de extensão universitária, dando a nossa contribuição. No final a professora agradeceu as possíveis críticas que surgirem e apoio ao trabalho, afirmando que devolveria através de relatórios e de publicações cientificas, os resultados obtidos. Estão envolvidos no desenvolvimento da proposta os estudantes Josivan F. Soares, Adriana Claudino e Mery Anne Pereira Farias, todos estudantes do 6º período de Arquivologia.