sexta-feira, 23 de abril de 2010

1º Encontro Paraibano de Profissionais de Arquivo


1º Encontro Paraibano de Profissionais de Arquivo

A Importância da Prática dos Profissionais de Arquivo para o desenvolvimento da arquivologia paraibana.

O encontro Paraibano de Profissionais de Arquivo tem como intuito possibilitar aos profissionais da arquivo­logia, um espaço para a discussão sobre o desenvolvimento e desafios dos profissionais da área na Paraíba. O evento tem como objetivo estimular não apenas uma visão crítica dos procedimentos que vêm sendo adotados pelos profissionais, mas visa promover a interação e o debate entre os mesmos, os estudantes e professores.

Saiba mais em:  www.geaas.net

sábado, 10 de abril de 2010

Exposição Fotográfica: de dentro para dentro olhado de dentro para fora. FOTÓGRAFOS DE RUA

     O projeto Fotógrafos de Rua visa ajudar adolescentes, jovens e mães a desenvolver um olhar diverso frente a sua realidade. A finalidade é formar uma nova consciência de si mesmo através da análise e reflexão sobre as imagens tiradas na comunidade onde moram.
        Ensinado a técnica da fotografia fotógrafos de rua incentiva a autoestima dos alunos e a confiança nas suas possibilidades de desenvolvimento dentro e fora da comunidade. Em alguns casos o projeto pode possibilitar também novas oportunidades de geração de renda graças ao registro dos eventos da comunidade e das famílias que, de outra forma, não poderiam ter recordações fotográficas dos momentos importantes da vida. A metodologia prevê aulas teóricas e praticas nos lugares onde os alunos moram.
        Nas aulas são ensinadas as técnicas básicas da fotografia digital enquanto as aulas práticas, realizadas na comunidade ou em algumas visitas externas, possibilitam pôr em prática e experimentar o que foi aprendido.Num segundo momento, com a ajuda do professor, as imagens são projetadas e analisadas com intento de avaliar o conteúdo técnico, mas também, as provocações socioculturais nelas contidas.As aulas, com duração de uma hora e 30 minutos, são ministradas uma vez na semana num período de cinco meses (total: 20 aulas).
        O projeto disponibiliza aos alunos algumas câmeras digitas uma das quais é dada em uso comodato. Ao logo de 2009 foram ministrados dois cursos na casa dos sonhos ( bairro de Santo Amaro, Santa Rita), onde foram envolvidos 11 adolescentes e  mães voluntarias. A partir do mês de agosto foram organizados outros dois cursos na comunidade quilombola do Matão (município de Gurinhém) com a participação de 10 adolescentes e 13 jovens.  O projeto 2010 prevê 3 curso na casa  dos sonhos (34 alunos) 2 cursos no matão(23 alunos) e um curso na casa do menor Daniel Comboni em tibiri (13 alunos).

        Fotógrafos de Rua é uma iniciativa de casas de leituras em parceria com a casa dos sonhos, AACADE, e CECNEQ. Os cursos são ministrados pelo fotografo Italiano Alberto banal com o seu Assistente Marco Antonio de Oliveira Tessarotto.

Curadoria: José Acácio Gouveia



Abertura da exposição
13 de abril de 2010 – 18h

Local
Área de Lazer do SESC
Rua: Des. Souto Maior, 281
Centro João Pessoa
Fone: (83) 32083158